Cenouras, Ovos e Café


O texto abaixo não é meu, recebi por email do meu papis querido e resolvi compartilhar com vcs:

Uma filha se queixou a seu pai sobre sua vida e de como as coisas estavam tão difíceis para ela. Ela já não sabia mais o que fazer e queria desistir. Estava cansada de lutar e combater. Parecia que assim que um problema estava resolvido um outro surgia.

Seu pai, um Chef, levou-a até a cozinha dele. Encheu três panelas com água e colocou cada uma delas em fogo alto. Em uma ele colocou cenouras, em outra colocou ovos e, na última, pó de café. Deixou que tudo fervesse, sem dizer uma palavra.

A filha deu um suspiro e esperou impacientemente, imaginando o que ele estaria fazendo. Cerca de vinte minutos depois, ele apagou as bocas de gás. Pescou as cenouras e as colocou em uma tigela. Retirou os ovos e os colocou em outra tigela. Então pegou o café com uma concha e o colocou em uma tigela.

Virando-se para ela, perguntou: – “Querida, o que você está vendo?” – “Cenouras, ovos e café,” ela respondeu. Ele a trouxe para mais perto e pediu-lhe para experimentar as cenouras. Ela obedeceu e notou que as cenouras estavam macias. Ele, então, pediu-lhe que pegasse um ovo e o quebrasse. Ela obedeceu e depois de retirar a casca verificou que o ovo endurecera com a fervura. Finalmente, ele lhe pediu que tomasse um gole do café. Ela sorriu ao provar seu aroma delicioso.

– “O que isto significa meu pai?” Ele explicou que cada um deles havia enfrentado a mesma adversidade, a água fervendo, mas que cada um reagira de maneira diferente. A cenoura entrara forte, firme e inflexível, mas depois de ter sido submetida à água fervendo, ela amolecera e se tornara frágil. Os ovos eram frágeis sua casca fina havia protegido o líquido interior, mas depois de terem sido fervidos na água, seu interior se tornara mais rijo. O pó de café, contudo, era incomparável; depois que fora colocado na água fervente, ele havia mudado a água.

Ele perguntou à filha: “Qual deles é você, minha querida? Quando a adversidade bate à sua porta, como você responde? Você é como a cenoura que parece forte, mas com a dor e a adversidade você murcha, torna-se frágil e perde sua força? Ou será você como o ovo, que começa com um coração maleável, mas que depois de alguma perda ou decepção se torna mais duro, apesar de a casca parecer à mesma? Ou será que você é como o pó de café, capaz de transformar a adversidade em algo melhor ainda do que ele próprio?”

Somos nós os responsáveis pelas próprias decisões. Cabe a nós – somente a nós – decidir se a suposta crise irá ou não afetar nossa vida. Basta só confiar que você tem capacidade e tenacidade suficientes para superar mais este desafio. “Uma vida não tem importância se não for capaz de impactar positivamente outras vidas”.

(desconheço a autoria)

Tags: , , , , , , , , ,

4 Responses to “Cenouras, Ovos e Café”

  1. Gui Costa Says:

    Sabedoria.

    Pais…
    Já reparou que nós, brasileiros, temos o costume de falar PAIS e PAZ da mesma forma?
    Acho que tem uma certa relação, devems er sinônimos, só pode.
    Nas minhas últimas experiências de vida, creio que posso dizer que tenho sido CAFÉ, por vezes forte, por vezes doce, e em certas ocasiões prefiro até ser café com leite, e me isento. Sim, pois assim é uma boa forma de agir quando, em nossas vidas, entram outros que não são capazes de nos impactar positivamente. Não tem importância.
    É simples. Prático. Normal.

    Blog linkado, Dona Encrenca!
    Saudades.
    Blaster beeeejo

  2. Renato di Paola Says:

    Adorei o texto por uma séria de motivos! Um, você sabe o quanto eu sou viciado em café e afins. Dois, a lição que o texto carrega se aplica muuuito bem ao que eu estou passando exatamente agora! E três, mostra que você está levando as coisas por quais está passando da melhor maneira possível! Me orgulho sempre de você!

  3. Take Says:

    Q texto legal! E tem uma lição escondida neste texto. Independente do q vc seja, vc sai mais gostosa depois de uma adversidade!😄

  4. Gabi Says:

    Amei o texto!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: